segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ENCONTRO DO PERSEVERANÇA (16/02/13): QUARESMA

PARÓQUIA SANTA MARIA MÃE
IGREJA SÃO MARCOS
CATEQUESE PANATIS
         
ENCONTRO DE 16/02/2013
TEMA: QUARESMA



BOAS VINDAS

Acolhida ¹
Receber e cumprimentar os amigos do grupo. E que cada um faça isso com todos.
Partilhar como foi a experiência esta semana: escola, igreja e a palavra de Deus.

 1. ORAÇÃO INICIAL (Todos Juntos)

Pai bondoso, nosso Deus. Tua palavra é luz no caminho da vida. Que saibamos acolher e amar os ensinamentos da Bíblia para sermos felizes. Que estejamos com os nossos ouvidos bem atentos para escutar tua voz que nos fala por este livro santo. Senhor, só tu tens palavras de vida eterna. Que o Espírito Santo que é nosso amigo possa abrir a nossa inteligência, acalme meus pensamentos e ilumina minha razão. Aumente com ente encontro do grupo o amor em meu coração. Por Jesus, a santa mãe igreja, i é claro os meu irmãos. Amém...
 
 2. RECORDAR A VIDA
Maria José começou a falar com Cícero enquanto voltavam da igreja.
- Oi, Ciço, os catequistas falaram que hoje, após o encontro, a turma toda ia fazer uma caminhada, temos de retornar logo a igreja.
- Caminhada!?  Para quê?
- É qualquer coisa com a Quaresma.
- Quem é Quaresma?  Que é isso?
- Ciço, você não estava presente na explicação que os catequistas deram. Eles disseram que Quaresma é um tempo na explicação que nos preparamos para a maior de todas as festas, a festa da Páscoa. E que quaresma tem a ver com “Quarenta”, que é um número simbólico usado na Bíblia. Quer dizer um período determinado de especial atenção da presença de Deus na nossa vida.
- E daí?
- Cícero, esta caminhada lembra também a caminhada de quarenta anos do povo de Israel pelo deserto. Um povo que viveu a experiência de Deus em sua vida. Deus foi educando este povo a viver a sua lei.
- e o que você gostaria de fazer Maria José?
- Participar desta caminhada com você e a comunidade.
- Estou um pouco cansado, gostaria de assistir ao jogo, mas vamos lá! Eu te ajudo com o almoço e rapidamente estaremos de volta para o encontro.

(clique em MAIS INFORMAÇÕES ao lado esquerdo e veja a postagem por completa)