segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

ENCONTRO DO PERSEVERANÇA (16/02/13): QUARESMA

PARÓQUIA SANTA MARIA MÃE
IGREJA SÃO MARCOS
CATEQUESE PANATIS
         
ENCONTRO DE 16/02/2013
TEMA: QUARESMA



BOAS VINDAS

Acolhida ¹
Receber e cumprimentar os amigos do grupo. E que cada um faça isso com todos.
Partilhar como foi a experiência esta semana: escola, igreja e a palavra de Deus.

 1. ORAÇÃO INICIAL (Todos Juntos)

Pai bondoso, nosso Deus. Tua palavra é luz no caminho da vida. Que saibamos acolher e amar os ensinamentos da Bíblia para sermos felizes. Que estejamos com os nossos ouvidos bem atentos para escutar tua voz que nos fala por este livro santo. Senhor, só tu tens palavras de vida eterna. Que o Espírito Santo que é nosso amigo possa abrir a nossa inteligência, acalme meus pensamentos e ilumina minha razão. Aumente com ente encontro do grupo o amor em meu coração. Por Jesus, a santa mãe igreja, i é claro os meu irmãos. Amém...
 
 2. RECORDAR A VIDA
Maria José começou a falar com Cícero enquanto voltavam da igreja.
- Oi, Ciço, os catequistas falaram que hoje, após o encontro, a turma toda ia fazer uma caminhada, temos de retornar logo a igreja.
- Caminhada!?  Para quê?
- É qualquer coisa com a Quaresma.
- Quem é Quaresma?  Que é isso?
- Ciço, você não estava presente na explicação que os catequistas deram. Eles disseram que Quaresma é um tempo na explicação que nos preparamos para a maior de todas as festas, a festa da Páscoa. E que quaresma tem a ver com “Quarenta”, que é um número simbólico usado na Bíblia. Quer dizer um período determinado de especial atenção da presença de Deus na nossa vida.
- E daí?
- Cícero, esta caminhada lembra também a caminhada de quarenta anos do povo de Israel pelo deserto. Um povo que viveu a experiência de Deus em sua vida. Deus foi educando este povo a viver a sua lei.
- e o que você gostaria de fazer Maria José?
- Participar desta caminhada com você e a comunidade.
- Estou um pouco cansado, gostaria de assistir ao jogo, mas vamos lá! Eu te ajudo com o almoço e rapidamente estaremos de volta para o encontro.

(clique em MAIS INFORMAÇÕES ao lado esquerdo e veja a postagem por completa)

                 3. A HISTÓRIA NA BÍBLIA

Cícero renunciou a assistir o jogo para acompanhar Maria José na caminhada, não foi? 
Quem quiser acompanhar Jesus na sua ação para construir uma nova história, terá de percorrer caminho semelhante: renunciar a si mesmo. 
Vamos ler o trecho do evangelista Lucas: Lc 9,18-27

 ²(dinâmica)
              
               4. CONVERSA
Na Quaresma nós buscamos a conversão e a misericórdia de Deus, para obtermos o seu perdão e assim vivermos melhor. A Quaresma tem vários símbolos e atitudes que acompanham esse tempo, no qual, como em toda preparação, já podemos antecipar como será a maravilhosa a festa da Páscoa.
A cor roxa, as cinzas e a cruz lembram o caráter de penitência e conversão.
O jejum nos orienta a dar mais atenção à palavra de Deus, simboliza a fome que temos da mensagem de Deus, e ao mesmo tempo, nos tornamos solidários com quem passa fome.
E o que mais podemos fazer para seguir Jesus? Vamos dialogar aqui no grupo e depois vocês dialogam (conversam) em casa com os pais.
# Há em nosso meio situações difíceis sobre a juventude?
# Sabemos de coisas graves que estão acontecendo contra a natureza, a moralidade, e temos medo de falar? Por que? O que ou quem nos impede?
# Quando vemos o desemprego, desrespeito a idosos, crianças, mulheres e jovens e ficamos de braços cruzados para não arranjar confusão?
# Neste ano de 2013, a campanha da fraternidade fala sobre Fraternidade e Juventude. Quais são as principais necessidades que os jovens passam e que precisa de solução? Quais são e onde buscá-las?
  
               5. PARÁBOLA DA NOSSA VIDA

Se fossemos… a Quaresma seria…

 
Se fossemos automóveis, a Quaresma seria o tempo de mudar o óleo e afinar o motor;
Se fossemos jardins, a Quaresma seria o tempo de fertilizar a terra e arrancar as ervas daninhas;
Se fossemos tapetes, a Quaresma seria o tempo de dar-lhes uma aspirada;
Se fossemos baterias, a Quaresma seria o tempo de recarregá-las.

Mas não somos nenhuma dessas quatro coisas.
Somos pessoas que, quem sabe, muitas vezes fazemos coisas erradas e precisamos nos arrependermo-nos delas. Daí a necessidade de nos confessarmos.
Somos pessoas que muitas vezes nos deixamos levar pelo nosso egoísmo e que precisamos começar a pensar nos outros. Daí a necessidade da esmola.
Somos pessoas que muitas vezes, perdemos de vista o fim para o qual fomos criados por Deus. Precisamos, pois, recuperar a visão. Daí a necessidade da oração.
Essa é a razão pela qual celebramos a Quaresma.

                 6. MÚSICA
Eu Tenho Cristo



³ (Dinâmica)

                 7. PRECES

Animador: Temos certeza de que Deus não nos abandona nesta caminhada de conversão.
Ele é o “Emanuel”, o Deus que está e caminha conosco. Com esta certeza, dirijamos a Ele nossas preces. A cada invocação, respondamos juntos:
Todos: Ajuda-nos, Senhor, a vivermos a Quaresma e a nos empenhar na transformação do mundo.
Leitor 1: Aumenta em nós a sensibilidade e a solidariedade para com os nossos adolescentes e jovens de todo o Brasil.
Leitor 2: Renova a vida dos batizados para que nossa Igreja se torne cada vez mais dinâmica, participativa e missionária.
Leitor 3: Suscita em muitas crianças e adolescentes a vocação missionária, para que todas as pessoas do mundo conheçam o amor infinito e misericordioso de Jesus, que por nós morreu e ressuscitou.
Leitor 4: Renova nossas forças para caminharmos decididamente com Cristo ressuscitado.
Leitor 5: Perdoai-nos senhor pela falta de coragem diante das tentações que nos forçam a desistir da nossa missão cristã recebida no batismo. Piedade Senhor, piedade.
Leitor 6: Pai do Céu, olha pra cada um de nós que estamos neste encontro do Perseverança e principalmente para aqueles que não vieram e aqueles que não conhecem o grupo para que venham te conhecer através deste grupo, Perseverança.

Outros pedidos...

Animador: Para finalizar, rezemos juntos, e de mãos dadas, a oração que Jesus ensinou a seus discípulos e a todos que, como Ele, acreditam no amor infinito de Deus, Pai e Senhor de todos.

         8. Orações
         Pai Nosso / Ave Maria / Santo Anjo / Oração da CF 2013 / Abraço de Paz com a música do tema.

            9. Atividades
            Gesto Concreto
            Fazer jogral da Parábola da nossa vida e apresentar na missa


             10. Avisos finais

--------------------------------------
1. Com tudo pronto, a medida que o pessoal vai chegando a música já deve estar tocando.
2. Dinâmica: Fazer caminhada com os desenhos dos pés de cada um (com o nome no meio) da Cruz com cristo para a Cruz sem Cristo com um pano Roxo. Representando a caminhada que se faz com todo o grupo deixando a marca de cada um. 
3. Dinâmica: Fazer uma carta com o desenho do coração ao meio com o nome completo do aluno. E por volta deste coração... (clique aqui e veja como se faz esta dinânica).
--------------------------------------
 apoio: 
Livro: Comunidade Viva / Ed. Paulinas /  Pág. 57
Livro: A mesa do pão / Ed. Paulinas / pág.  283

Nenhum comentário:

Postar um comentário