A Quaresma é um tempo de luta contra as insídias do demónio e desta luta nasce a conversão dos corações. A Igreja faz-nos recordar este mistério ao início da Quaresma, porque esse nos dá a perspectiva e o sentido deste tempo, que é tempo de combate espiritual contra o espírito do mal. E enquanto atravessamos o "deserto" quaresmal, mantemos o nosso olhar para a Páscoa, que é a vitória definitiva de Jesus contra o Maligno, contra o pecado e contra a morte.
Eis pois o significado deste primeiro domingo da Quaresma: colocar-nos com determinação no caminho de Jesus, na estrada que conduz à vida. Esta estrada passa pelo deserto, e o deserto é o lugar onde se pode escutar a voz de Deus e a voz do tentador. No barulho e na confusão, isto não se pode fazer; ouvem-se apenas vozes superficiais, ao passo que no deserto podemos descer em profundidade, onde se joga verdadeiramente o nosso destino, a vida ou a morte?
E como escutamos a voz de Deus? Ouvimo-la na sua Palavra. E por isso é importante conhecer as Escrituras, porque senão nós não saberemos responder às insídias do maligno. O deserto quaresmal nos ajuda a dizer ‘não’ à mundanidade, aos "ídolos", ajuda-nos a fazer escolhas corajosas de acordo com o Evangelho e a reforçar a solidariedade para com os irmãos. E o Papa convidou a todos a entrar sem medo no deserto quaresma.
E neste sábado - 21/02/2015 - Todas as turmas de catequese e catequistas da comunidade de São marcos foram convidados a escolher algo de sua vida para praticar um jejum quaresmal, e nos também os convidamos a fazer este jejum conosco.
QUARESMA= CONVERSÃO – JEJUM – ORAÇÃO - CARIDADE.
Fonte: Rádio Vaticano – Palavras do Papa Francisco – Texto adaptado.
Texto na integra: http://pt.radiovaticana.va/news/2015/02/22/papa_quaresma,_tempo_de_corpo_a_corpo_contra_o_mal/1125001
Nenhum comentário:
Postar um comentário